Porque você quer comprar um gerador de energia portátil?

Porque você quer comprar um gerador de energia portátil à gasolina, diesel, GN ou GLP?

30/05/2023

O que está motivando você a comprar um gerador de energia para sua casa, sitio, fazenda ou comércio?
 



Você saber a sua motivação para compra de um gerador é muito importante para a escolha do gerador e para várias definições que precisará tomar antes e depois da compra do mesmo, assim uma pessoa que queria usar o gerador como fonte única de energia precisará de certo equipamento e infraestrutura diferente do que uma pessoa que queria um gerador para quedas eventuais de energia, e será diferente de uma pessoa que queria um gerador para eventos mais críticos como crises ou tempestades severas.

A compra de um gerador não é como comprar uma geladeira, fogão ou outro eletrodoméstico que basicamente são comprados instalados e ligados sem maiores preocupações.

a. Quando comprar um gerador de energia?


Eu aprendi que um gerador de energia deve ser comprado quando você não precisa dele, pois como verá ao longo deste e dos demais textos a decisão precisa ser tomada com calma e muito bem pensada para não comprar o equipamento errado e/ou se arrepender da compra. 

Minha intenção com estes textos não é desestimular a sua aquisição ou recomendar a sua compra, mas sim trazer uma série de informações que aprendi na pratica ou pesquisando muito na internet, com fabricantes, vendedores no Brasil e no exterior. Não achei estas informações consolidadas em um local para facilitar a análise e tomada de decisão por isso decidi escrever este blog, espero que seja útil a vocês.

O fato de você estar lendo este texto já é um indicio que você provavelmente deve precisar de um gerador de energia, então veja o conteúdo que poderá ser muito útil para você tomar uma decisão consciente e com a menor chance de erros, arrependimentos ou surpresas.

b. Faltas eventuais de energia


Nesta situação você deseja apenas ter uma fonte de energia para suprir quedas que podem ocorrer da sua concessionaria de energia, estas falhas são eventuais algumas vezes por ano.




Para esta situação um gerador mais simples que atenda os equipamentos que você julga necessários manter durante a falta de energia já atende bem esta situação.

c. Faltas frequentes de energia


Faltas frequentes de energia são quando há de 1 a mais faltas de energia por mês e você deseja ter uma alternativa para tal problema.

Para este cenário o gerador deverá ser de melhor qualidade e provavelmente será de um porte maior que do cenário anterior pois você irá querer manter mais equipamentos conectados durante a falta de energia.

d. Fornecimento de energia em situações críticas (catástrofes, guerras, etc.)


Nesta situação você deseja ter fornecimento de energia para casos extremos como tempestades, furações, tornados, nevascas, deslizamentos de terra, alagamentos, inundações, catástrofes naturais, guerras, tumultos, etc.




Para estas situações além de pensar num gerador que possua uma boa autonomia de combustível é necessário pensar em armazenamento de combustível (seja qual for o combustível do gerador) para dias, semanas, meses de falta de energia. 

Você deve possuir peças de reposição em estoque, itens de manutenção consumíveis (óleo de motor, filtros, etc.).

Onde o gerador ficará abrigado e onde ele será ligado tem importância relevante nestes cenários, por exemplo se você deseja um gerador caso de para tempestades deve-se prever um local abrigado (mas tem que ser ventilado) para proteger da tempestade e de uma possível inundação.




Outro cenário no caso de tumulto ou guerra além de ser um local abrigado e ventilado precisa ser um local seguro para evitar danos ao gerador e/ou tentativas de roubo.

e. Uso frequente 


Aqui normalmente são locais que não possuem rede elétrica ou são usados diariamente, mas não são a fonte única alimentando todo o imóvel, alguns exemplos, concessionarias de serviços públicos precisam de energia para ligar algum equipamento durante alguns períodos durante o trabalho em campo. Outro exemplo, é numa fazenda pode ser necessário o uso de alguma ferramenta elétrica no meio do mato ou da plantação.

Neste cenário a qualidade da energia, autonomia, eficiência energética, tamanho, etc. pode ser importante na decisão de qual gerador.

f. Uso como fonte de energia principal ou única de energia


Para esta situação o gerador será a principal fonte de energia, sendo assim, deve-se considerar principalmente a qualidade da energia fornecida, a qualidade do gerador, a autonomia do equipamento, o custo para operar continuamente, custos de manutenção, eficiência enérgica.

g. Uso para carga de baterias do sistema solar off-grid


Neste cenário o gerador será usado apenas para carga das baterias do sistema solar off-grid e não para alimentação direta das cargas. 

Aqui a potência necessária para carga das baterias em quanto tempo se deseja carregar completamente as baterias acabam por definir o gerador.


Veja os temas que já estou abordando no blog.

a. Quando comprar um gerador de energia?
b. Faltas eventuais de energia
c. Faltas frequentes de energia
d. Fornecimento de energia em situações críticas (catástrofes, guerras, etc.)
e. Uso frequente 
f. Uso como fonte de energia principal ou única de energia
g. Uso para carga de baterias do sistema solar off-grid
a.    Qual a capacidade em kVA ou kW necessário para o seu caso?
b. 110V / 220V / 380V – Monofásico, bifásico ou trifásico
c. Frequência da rede?
d. Qual combustível devo escolher para meu gerador de energia?
e. Gerador com capacitor, AVR ou inverter?
f. Gerador com escova de carvão ou sem escova (brushless)?
g. Gerador com ATS ou sem?
h. Com partida manual ou elétrica?
i. Motor 4 tempos ou 2 tempos?
j. Gerador aberto (open frame) ou fechado (carenado ou silenciado)?
k. Carburador ou injeção eletrônica de combustível.
l. Tipo de gerador – standby ou portáteis 
m. Nível de ruído do gerador
n. Autonomia do gerador?
o. Onde guardar o gerador quando não estiver em uso?
p. Qual o local adequado para o gerador funcionar?
q. Emissão de poluentes
r. Qual a vida útil de um gerador portátil?
s. Assistência técnica / peças de reposição




Dúvidas, sugestões, reclamações, quer falar conosco? E-mail: geradoremcasa@gmail.com


Gostou do conteúdo? Gostaria de nos ajudar a ter mais conteúdo como esse? 

Nos ajude pelo PIX chave e-mail: geradoremcasa@gmail.com

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Óleo de Motor para gerador

Emissão de monóxido de carbono por geradores a gasolina, diesel e GLP / GN