Manutenção do gerador
Manutenção do gerador
04/07/2023
A manutenção do gerador é relativamente simples como de uma moto ou carro mais antigo mas requer alguns cuidados, lembre-se de consultar o manual do seu gerador para verificar se há necessidade de alguma manutenção adicional e/ou procedimento diferente.
Uma sugestão que para mim foi bem útil, crie uma planilha, ou uma tabela (mesmo em papel se preferir) para você marcar cada coisa que fizer com o gerador, cada manutenção, cada uso, cada abastecimento, marcando a data, horas de uso, hora da troca, e a atividade para você saber exatamente quando precisa realizar cada manutenção e/ou troca.
Outra sugestão se seu gerador não possui horimetro/tacômetro digital, instale um no seu gerador que te ajuda nesta tarefa, existem de modelos mais simples e baratos (eu uso um desses) até modelos bem caros e sofisticados.
a. Bateria
A Bateria é o item, nos geradores que possuem, que mais apresenta problema após o sistema de combustível por isso precisa ser tomado alguns cuidados.
Assim como a bateria de um carro ou moto ela é usada para dar partida no motor, por isso ela precisa estar carregada e ser mantida desta forma para que funcione.
Alguns geradores que possuem partida elétrica não possuem carregador da bateria, e outros que possuem somente o fazem se o gerador estiver ligado, ou seja, você precisa de um carregador de bateria para manter sua bateria carregada e pronta para uso.
Não esqueça de dar partida periodicamente (pelo menos 1 vez por mês) no gerador para ver se a bateria está realmente funcionando.
Além dos cuidados acima não há muito o que se fazer com a bateria, se ela não estiver boa é necessário a troca da mesma. Por isso avalie se você realmente deseja um gerador com partida elétrica pois será mais um item propenso a dar falha e necessitar de atenção e manutenção.
b. Sistema de combustível
O sistema de combustível é onde os problemas acontecem. Lembrando que o combustível tem validade!!!
Veja se seu gerador possui filtro de combustível (não estou falando da telinha que colocam no tanque e/ou no registro de combustível) se não houver coloque, veja abaixo o item filtro de combustível. Esse filtro evita MUITOS problemas.
A maioria das falhas do gerador se dá devido ao combustível, a qualidade, umidade, corrosão, ou a geleia que o combustível forma nos diversos componentes causando o entupimento do sistema e a consequente falha do gerador.
Não deixe combustível no gerador, não deixe combustível no tanque do gerador, não deixe combustível na cuba do carburador do gerador, não deixe combustível no copo de sedimentação do registro de combustível, ou seja, não deixe nenhum combustível no gerador, a menos que vá usá-lo em menos de 1 semana.
Tente sempre usar o combustível mais fresco possível.
No caso da gasolina se você tiver algum problema com combustível velho, retire o máximo o combustível velho possível e adicione gasolina nova, dependendo do problema esse procedimento pode resolver, dependendo do problema pode ser necessário a limpeza de vários itens do sistema de combustível, como carburador, tanque de combustível, filtro, etc. e em casos mais extremos pode ser necessário a troca de vários itens como carburador, mangueiras, filtros, e até o tanque dependendo do tempo e do problema.
Novamente não deixe nenhum combustível no gerador e evite problemas.
Lembre-se pode haver combustível abaixo do nível de captação do seu tanque, você tem que retirar esse combustível também!
c. Óleo de motor
A maioria dos geradores recomenda a troca a cada 6 meses ou 100 horas de uso o que ocorrer primeiro, exceto quando o amaciamento do motor (veja esse tópico para detalhes).
Como a maioria dos geradores não possui filtro de óleo o ideal é fazer essa troca ou até em periodicidade menor para proteger seu gerador.
SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE verifique o nível de óleo antes de tentar ligar seu gerado, mesmo que seu gerador tenha sensor de falta de óleo não confie nele, verifique você.
A falta de óleo causa a perda do motor e que na maioria dos casos é a perda do gerador.
d. Filtro de ar
O filtro de ar é de vital importância para proteger o motor da entrada de sujeira e insetos, e muito necessário para que a combustão ocorra de forma correta, então o filtro deve estar sempre limpo e integro.
Quanto mais poeirento o local que estiver o gerador maior será a necessidade de lavagem e/ou troca do mesmo, então verifique o filtro a cada uso e se for o caso troque o mesmo.
A maioria dos filtros de ar de gerador são de espuma e em alguns casos são de papel.
Para o filtro de espuma a maioria dos fabricantes indica que após a lavagem e secagem do filtro que o mesmo seja embebido em óleo de motor.
e. Vela de ignição
A vela de ignição é responsável pela centelha que faz o combustível inflamar e o motor funcionar desta forma qualquer falha causa a paralização do gerador, novamente é um item de relativo baixo custo então troque a cada 100 horas de uso ou 1 vez por ano e terá um gerador funcionando como novo.
O estado da vela que está em uso pode indicar diversos problemas com o motor e/ou sistema de admissão de combustível, exaustão etc.
Veja mais detalhes no site da fabricante de velas NGK: https://automotivo.ngkntk.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Tabela-Pq-Motores-2017.pdf
f. Filtro de combustível
Inicialmente veja se seu gerador possui filtro de combustível, não estou falando da telinha que colocam no tanque e/ou no registro de combustível, estou falando de um filtro de combustível como de moto ou carro, se não tiver providencie a colocação de um.
Basicamente deve ser próprio para o combustível que você está usando (gasolina, diesel, etc.), para a capacidade do motor em CC (cilindradas), para a vazão necessária do seu gerador e se seu gerador é com ou sem bomba injetora de combustível, na maioria dos casos é sem bomba injetora e a alimentação do combustível é por gravidade.
No meu caso achei um filtro universal a gasolina FRAN G4196 para motos e carros (sem bomba de combustível) no mesmo diâmetro das mangueiras de combustível do gerador, testei e deu certo para o meu caso.
A qualidade do nosso combustível como já citado não é das melhores, o fato de ficar coloca combustível no galão, depois do galão para o gerador, depois retira do gerador e volta para o galão etc. há uma grande, GRANDE, chance de entrar algum tipo de detrito e desta forma um filtro sério resolve todos os problemas. Esse filtro achei bem barato (aprox. R$ 10,00) para evitar os problemas que pode causar uma sujeira no combustível.
Nos geradores de melhor qualidade todos possuem filtros em linha nas mangueiras que alimentam o carburador a colocação é bem simples e fácil.
Recomendo a troca pelo menos 1 vez por ano ou a cada troca de óleo do motor.
g. Problemas comuns
Os principais problemas com os geradores para uso eventual, são com os combustíveis e o sistema de alimentação de combustível devido ao combustível ficar armazenado no gerador, gerando entupimentos dos filtros, mangueiras, carburador.
As baterias como já mencionado também é uma fonte de problema devido a falta de carga ou por ficar muito tempo sem uso ou recarga.
A falta de óleo ou nível baixo também é causa da perda do gerador, então muito cuidado com a troca de óleo e com o nível do mesmo.
Recomendo o site (conteúdo em inglês) que mostra muitos reparos em geradores e os problemas que ocorrem: https://www.youtube.com/@jcondon1
h. Manutenção preventiva
A maioria dos fabricantes apresentam tabelas com recomendações de manutenção periódica dos geradores, veja no manual do seu gerador, normalmente é similar a tabela abaixo:
a. Quando comprar um gerador de energia?b. Faltas eventuais de energiac. Faltas frequentes de energiad. Fornecimento de energia em situações críticas (catástrofes, guerras, etc.)e. Uso frequentef. Uso como fonte de energia principal ou única de energiag. Uso para carga de baterias do sistema solar off-grid
a. Qual a capacidade em kVA ou kW necessário para o seu caso?b. 110V / 220V / 380V – Monofásico, bifásico ou trifásicoc. Frequência da rede?d. Qual combustível devo escolher para meu gerador de energia?e. Gerador com capacitor, AVR ou inverter?f. Gerador com escova de carvão ou sem escova (brushless)?g. Gerador com ATS ou sem?h. Com partida manual ou elétrica?i. Motor 4 tempos ou 2 tempos?j. Gerador aberto (open frame) ou fechado (carenado ou silenciado)?k. Carburador ou injeção eletrônica de combustível.l. Tipo de gerador – standby ou portáteism. Nível de ruído do geradorn. Autonomia do gerador?o. Onde guardar o gerador quando não estiver em uso?p. Qual o local adequado para o gerador funcionar?q. Emissão de poluentesr. Qual a vida útil de um gerador portátil?s. Assistência técnica / peças de reposição
Mantendo o gerador sempre pronto para uso
Dúvidas, sugestões, reclamações, quer falar conosco? E-mail: geradoremcasa@gmail.com
Gostou do conteúdo? Gostaria de nos ajudar a ter mais conteúdo como esse?
Nos ajude pelo PIX chave e-mail: geradoremcasa@gmail.com
Comentários
Postar um comentário