Óleo de Motor para gerador
Óleo do Motor para geradores
02/06/2023
O óleo do motor é um item vital para seu gerador ter uma vida útil longa e durável, então tenha sempre o cuidado de verificar o nível do óleo antes de qualquer uso, se possível sempre deixe no nível máximo do seu gerador.
Faça também as trocas recomendadas pelo seu fabricante por tempo de uso (normalmente a cada 100 horas de uso) ou por tempo entre trocas (a cada 6 meses), considerando sempre o que ocorrer primeiro.
Atualmente está tendo uma onda de falsificações de óleo lubrificante para motores, então atenção redobrada ao comprar o óleo para seu gerador. Veja alguns destes alertas nos links abaixo ou pesquise na web:
Óleo lubrificante de motor falso: como evitar a picaretagem dos revendedores? - Leia mais em https://autopapo.uol.com.br/noticia/oleo-lubrificante-motor-falso/
Óleo lubrificante falso está mais comum e condena motores a longo prazo Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/oleo-lubrificante-falso-esta-mais-comum-e-condena-motores-a-longo-prazo
Os geradores normalmente vêm sem óleo do motor, então veja qual o óleo recomendado para o seu gerador e qual o volume (1 litro, 1,5 litros, etc.) e providencie a compra.
Algumas considerações sobre o óleo do motor, os geradores a gasolina tipo “Honda” clone normalmente prescrevem óleo 10W30, mas lembre-se quem define o seu tipo é o seu fabricante, consulte o manual.
Para o primeiro uso do gerador recomenda-se (novamente consulte o manual) o uso do óleo mineral ou semissintético, em vários manuais não recomendam o óleo sintético para o amaciamento do motor.
Vários manuais estabelecem tabelas ou gráficos do tipo de óleo versus a temperatura ambiente na qual o gerador será usado, novamente consulte seu manual, veja abaixo alguns exemplos.
Mas fique atento a temperatura ambiente que o gerador será usado, se for mais quente pode ser necessário um óleo mais viscoso, já se seu local tem temperaturas mais frias pode ser necessário um óleo menos viscoso para que possa lubrificar o equipamento até que o motor atinja a temperatura de operação.
Há situações que pode ser necessário o uso de óleo diferentes para o verão e para o inverno se houver uma amplitude térmica muito alta, ou o uso de óleos sintéticos que respondem melhor a essa amplitude maior.
Alerto novamente que a melhor fonte de recomendação sobre o óleo do motor para seu gerador é seu fabricante, mas segue algumas considerações que julgo importantes:
Óleo de motor de moto ou de carro?
Use óleo para motor 4 tempos para veículos – carros (considerando que o motor do seu gerador é de 4 tempos) para o combustível do seu gerador.
Apesar dos geradores menores a gasolina serem muito similares a motores de motos os óleos para motos normalmente são usados também para lubrificar a caixa de câmbio e a embreagem. Ou seja, o óleo protege tanto os cilindros e os pistões quanto as engrenagens do câmbio e os discos de embreagem. Nos carros, por outro lado, o câmbio e a embreagem são separados do motor. Nos geradores não há embreagem nem cambio sendo assim o óleo para carro é mais interessante do que os óleos para motos.
Classificação SAE 10W30, SAE 30, 5W30?
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers) qualifica o lubrificante pela sua viscosidade, dividindo-se em dois grupos: os monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”) e os multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”). Os multiviscosos são mais usados hoje devido à sua capacidade de adequação da viscosidade dependendo da temperatura. No caso da embalagem do óleo lubrificante no nosso exemplo, o grau SAE é 5W-30. Trata-se, portanto, de um produto multiviscoso.
O primeiro número, 5W, indica a viscosidade em baixa temperatura, crítica para a partida do motor. Quanto mais baixo este número, maior será a fluidez do óleo lubrificante em baixa temperatura, o que proporcionará maior proteção nas partidas à frio.
Já o segundo número diz respeito a viscosidade em alta temperatura (por exemplo, 30 ou 40) que proporciona a formação de película adequada para uma boa lubrificação com o motor quente.
Óleo mineral, semissintético ou sintético?
O óleo mineral é o mais barato! O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. O óleo mineral não é tão desenvolvido quanto os sintéticos e semissintéticos, pois possui mais impurezas em sua composição. No entanto, ainda é o produto mais comum e tradicional do mercado.
O óleo semissintético é também uma base mineral que passa por vários processos de desenvolvimento. No entanto, após o acréscimo de aditivos, a quantidade de óleo mineral que está no produto torna-se pequena. A classificação “semissintético” foi escolhida, pois o lubrificante não pode ser considerado mais um óleo sintético ou mineral, já que em sua composição há óleos sintéticos com óleos minerais.
As principais vantagens do semissintético são: maior estabilidade térmica e oxidativa, se comparado ao óleo mineral; melhor capacidade de manter a viscosidade adequada; pouquíssimos contaminantes presentes.
O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos, tornando-se mais aprimorado que os minerais e semissintéticos. Como resultado, o lubrificante sintético é mais robusto, apresentando maior durabilidade e mais eficiência. Livre de contaminantes, esse tipo de óleo, normalmente, apresenta um melhor desempenho na lubrificação do motor.
Estas e outras informações encontrei no site https://blog.texaco.com.br/havoline/oleo-sintetico-ou-mineral/ que pode ser útil para você caso queira mais conhecimento a respeito.
Diante destas considerações na minha opinião o óleo semissintético ou sintético são melhores opções para uso em geradores, atentar que há diversos fabricantes que não recomendam o uso do óleo sintético durante o período de amaciamento do motor, mas para depois de amaciado não achei nenhum fabricante restringindo o seu uso.
A maioria dos geradores menores não possui filtro de óleo, ou seja, toda a sujeira e detritos ficam circulando no motor livremente até que o óleo seja trocado, então a qualidade do óleo é muito importante para a vida útil do motor do gerador, use marcas de boa qualidade e reputação.
Classificação API – SL, SM, SN...?
Outra dúvida comum é a classificação API (American Petroleum Institute) baseia-se na especificação dos níveis de desempenho dos óleos lubrificantes e os divide em duas categorias, dependendo do tipo de motor para o qual foi projetado.
Se a primeira letra for S, quer dizer que o óleo foi desenvolvido para carros flex ou movidos a gasolina, etanol e gás natural veicular. Já para motores a diesel a sigla utilizada é API C.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
Normalmente o seu fabricante indica que se deve utilizar por exemplo óleo SAE 10W30 API SL, ou seja, o óleo que você vai comprar precisa ser API SL, SM, SN ou superior. NUNCA use API inferior ao indicado pelo fabricante (exemplo SJ).
a. Quando comprar um gerador de energia?b. Faltas eventuais de energiac. Faltas frequentes de energiad. Fornecimento de energia em situações críticas (catástrofes, guerras, etc.)e. Uso frequentef. Uso como fonte de energia principal ou única de energiag. Uso para carga de baterias do sistema solar off-grid
a. Qual a capacidade em kVA ou kW necessário para o seu caso?b. 110V / 220V / 380V – Monofásico, bifásico ou trifásicoc. Frequência da rede?d. Qual combustível devo escolher para meu gerador de energia?e. Gerador com capacitor, AVR ou inverter?f. Gerador com escova de carvão ou sem escova (brushless)?g. Gerador com ATS ou sem?h. Com partida manual ou elétrica?i. Motor 4 tempos ou 2 tempos?j. Gerador aberto (open frame) ou fechado (carenado ou silenciado)?k. Carburador ou injeção eletrônica de combustível.l. Tipo de gerador – standby ou portáteism. Nível de ruído do geradorn. Autonomia do gerador?o. Onde guardar o gerador quando não estiver em uso?p. Qual o local adequado para o gerador funcionar?q. Emissão de poluentesr. Qual a vida útil de um gerador portátil?s. Assistência técnica / peças de reposição
Break-in ou amaciamento do motor do gerador
Mantendo o gerador sempre pronto para uso
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